Curso Implantação e Controles do Ativo Imobilizado
Regras Básicas – NBC TG 1.000 e ITG 1.000 e Reflexos Fiscais. Inovações aos profissionais da contabilidade e demais gestores. Fornecimento de dados essenciais aos gestores para a tomada de decisões. Métodos de Depreciação. Taxas Médias Fiscais.
Turmas Online. Com Transmissão ao Vivo e interação com o palestrante e participantes, via App ZOOM.
Data/Horário:
2 e 3 de Outubro de 2023 (segunda e terça-feira) Noturno Horário: 18h30 às 22h30 Carga horária: 08h/aula
2 e 3 de Outubro de 2023 (segunda e terça-feira) Diurno Horário: das 8h30 às 12h30 – 08h/aula
Incluso: Material didático/Apostila e Certificado.
– In Company
Contate-nos e solicite uma proposta. Confira as vantagens e economia para realizar o curso na empresa, para toda a equipe de colaboradores: inscricao@facioeventos.com.br
– Consultoria Preventiva e Corretiva. Solicite informações e proposta:
Créditos tributários da própria empresa, passíveis de recuperação. Formas de Recuperação. Análise dos créditos tributários para compensação dos tributos. Créditos tributários como fonte de geração de caixa. Solicite Contato para o consultor fazer uma avaliação prévia e online.
Apresentação
Metodologia:
Carga Horária: 8hs Virtuais (Plataforma zoom em dois dias) e plantão de dúvidas junto ao instrutor em 30 dias por e-mail;
Conteúdo: apostila (.pdf), slides (.ppt) e materiais de apoio (normas legais, planilhas facilitadoras e controles),
Curso Prático: apresentação, visão prática e interatividade (instrutor x participantes) nos casos previstos ou apresentados pelos participantes.
Público: área contábil, gestores tributaristas e demais profissionais.
Objetivo: conhecimento, atualização, gerenciamento e tomada de decisões.
Conteúdo Programático
- Introdutório e Conceitual:
¬ Normas e Textos Legais em Destaque:
CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis de Nºs 27, 18, 04, 06, 01 e 31 e Seções do CPC PME (17, 14, 18 e 20);
NBC TG 1.000, ITG 1.000, Lei nº 12.973/2014 e IN RFB nº 1.515/2014.
¬ Visão Geral – Conceitos e Novidades:
Inovações aos profissionais da contabilidade e demais gestores;
Revisão e introdução de novos conceitos e filosofias corporativas;
Disponibilização de Informações: dados, projetos e outras informações que permitam ao profissional o correto direcionamento contábil;
Fornecimento de dados essenciais aos gestores para a tomada de decisões;
CPCs X Lei nº 12.973/2014 X IN RFB nº 1.515/2014;
Destaque dos CPCs relacionados e as regras aprovadas pelo CFC ou pelas agências da qual a entidade se submete;
Principais fatos e controles esperados na fase de transição (RTT);
Pontos em análise na Lei nº 12.973/2014 e IN RFB nº 1.515/2014.
- Ativo Imobilizado:
¬ Comentários Adicionais
Investimentos em bens do ativo (gerar ou administrar as riquezas), obrigatoriedade ou opção?;
Efeitos esperados na “retração” de investimentos, ou na falta de controle dos ativos;
Vida Útil Econômica e Métodos de Depreciação nos Parâmetros Fiscais X Realidades Corporativas;
Aplicabilidade dos Bens nas Entidades: empresas, entidades públicas, terceiro setor, pequenos negócios e outras;
Visão Fiscal X Novas Regras Contábeis.
¬ Sobre os Bens do Imobilizado:
Definições e novos conceitos;
Classificação geral dos bens (espécie, tipo, unidades de negócio, etc.),
Classificação Quanto a Posse: bens próprios, bens de terceiros (comodato, leasing) e benfeitorias em propriedade de terceiros;
Quadro geral de bens (principal e agregados) de acordo com perfil da entidade.
¬ Regras e Condições no Reconhecimento dos Bens do Imobilizado:
Identificação no Reconhecimento Inicial: elementos comprobatórios na viabilidade de projeto, vida útil econômica (VUE) e fruição de benefícios econômicos;
Bens Agregados e Gastos na Instalação: tais como componentes, preparo do local e outros;
Bens produzidos internamente, bens recebidos em processos de agrupamentos societários e casos de conjunto de bens (Kits);
Demais Situações: bens de pequeno valor, bens de curta duração, reservas técnicas, peças sobressalentes e outras.
¬ Mensuração Inicial na Aquisição de Bens do Ativo:
Definição de valores no custo de aquisição ou de construção do bem;
Análise e tratamento contábil dos valores constantes no documento fiscal ou equivalente;
Elementos a considerar para a estimativa de valor residual final e revisões ao longo da vida útil;
Regras e condições para bens adquiridos em modalidades diferentes de “compra” (doação, dação, permuta, valor justo, custo atribuído e itens de acervos).
¬ Realização dos Bens do Ativo Imobilizado – Depreciação:
Bens a depreciar e tratamento esperado em períodos de sazonalidade
Taxas Médias Fiscais (normal e acelerada) X Taxas amparadas por laudos;
Bens em condições especiais (usados, leasing, comodato, atividade rural, descontinuados) e os decorrentes de projetos de modernização;
Métodos de Depreciação: análise, cálculos e comparativos (linear, cole, percentagem constante, exponencial, unidades produzidas e horas trabalhadas);
Formas de controle e reflexos das diferenças entre a depreciação societária e depreciação fiscal.
¬ Controle dos Bens do Ativo Imobilizado:
Regras Básicas nos Controles: identificação, localização, unidades de negócio e condições físicas atuais;
Regras Mercadológicas Atribuídas ao Bem: percentual da realização em custos (CPV, CSP, CMV);
Adoção de Políticas Internas: orçamentos, capitalização, uso, termos de responsabilidade, períodos de manutenção periódica, regras para a baixa e demais situações;
Regras básicas na elaboração de normas.
¬ Alterações Esperadas aos Bens do Ativo:
Manutenção, reformas, troca de partes e peças e novas funcionalidades;
Revisão da vida útil econômica, métodos de depreciação e valor residual final;
Perda de funcionalidade e baixa pelo desuso.
¬ Teste de Recuperação no Ativo Imobilizado:
Considerações, formas de cálculo, uso prático em decisões gerenciais;
Determinação do valor recuperável (valor líquido de venda X valor em uso);
Análise e projeção de fluxos de caixa futuros (estimativas distorções econômicas esperadas e eventuais elementos especulativos);
Comparação entre elementos: análise das principais ações ou ausência destas que possam alterar o valor a ser determinado (venda ou uso);
Reconhecimento dos ajustes: fluxo contábil (conta, histórico, reversões);
Alterações esperadas (vida útil, depreciação, continuidade ou não), novos controles no processo e a divulgação em notas.
¬ Validando os Itens Patrimoniais:
Inventário físico no levantamento, comparativo físico x contábil, tratamento das diferenças;
Identificação de bens em desuso e destino final (transferência para circulante, baixa, doação e outras situações);
Elementos na divulgação em notas explicativas.
¬ Reflexos Contábeis e Fiscais:
Fluxo Contábil: registro contábil e mapeamento ECD e ECF;
Fluxo Fiscal – EFD Contribuições em relação aos créditos não cumulativos e registros no aproveitamento;
Fluxo Fiscal – ECF: apuração da base do IRPJ e CSLL, ajustes e-lalur / e-lacs, contas e subcontas e demais informações.
- Contratos de Arrendamento Mercantil:
¬ Breve relato sobre arrendamento mercantil (financeiro e operacional) e depreciação;
¬ Tratamento contábil (ECD) e ECF (mapeamento e ajustes no e-lalur / e-lacs);
¬ Divulgação em notas explicativas e tomada de decisões.
Instrutor: Wilson Galdino
- Consultor Empresarial na área contábil Tributária há 20 anos, em empresas no segmento de indústria, comércio e serviços.
- Especialista em Inteligência Fiscal na elaboração de rotinas eletrônicas na validação e confronto.
- Contador, Economista, Especialização em Contabilidade Internacional; Especialização em Tributos Federais e Contabilidade;
- Especialização em Contabilidade Internacional (Universidade La Salle de Sud América) e Contabilidade Tributária.
- Especialista em Inteligência Fiscal na elaboração de rotinas eletrônicas na validação e confronto.
- Cargos Ocupados: Contador, Consultor Especialista, Instrutor de Treinamentos Empresariais, Editor de Obras (Contábeis e Tributárias) em empresas multinacionais nos setores de indústria metalúrgica, comércio e serviços em operações no Brasil e no Exterior (Brasil, Chile, Estados Unidos, Portugal e Alemanha).
- Instrutor de treinamentos na área Contábil Tributária, em todo o Brasil há 20 anos. Pela a Facio e Treinamentos desde 2006 na região Sul e SP, com excelente avaliação em todos os treinamentos.
A confirmação do treinamento ocorrerá em até três dias da data de realização (salvo imprevisto de força maior), podendo em muitos casos ocorrer antes, assim que atingir o quórum mínimo.
Em caso de cancelamento por iniciativa da Facio Treinamentos, todo o valor pago será integralmente devolvido. Para quem depende de viagem, gentileza não providenciar sem a confirmação da realização e informar no ato da inscrição, para o devido cuidados na informações informações sobre a realização.
Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos Cursos programados, a Facio Treinamentos se reserva no direito de prorrogar ou cancelar o evento, sendo informado aos inscritos.
In company
Confira as vantagens e economia para realizar o curso na empresa, para toda a equipe de colaboradores em data e horário a sua escolha. Valor fechado, não vinculado ao número de participantes. Contate-nos e solicite uma proposta: inscricao@facioeventos.com.br
– Investimento no formato Online:
Consulte Valor, condição de parcelamento e prazo do vencimento: Whatsapp +55 41 98506-4517
E-mail:inscricao@facioeventos.com.br
Forma de pagamento: Faturado, Boleto Bancário e-NF da Facio Treinamentos Empresariais, enviamos por E-mail ou Whatsapp. À vista no PIX /Depósito, desconto de 10%. Enviamos e-NF para pagamento).
Obs. Pagamento após a data do curso ou parcelado, valor normal, sem o desconto de inscrições antecipadas.
Consulte condição de parcelamento e prazo do vencimento.
– Solicite mais informações no Whatsapp +55 41 98506-4517 mail: inscricao@facioeventos.com.br
Incluso no o curso On-line: Material didático/Apostila (PDF) e Certificado Digital de participação.
Incluso no o curso Presencial: Material didático/Apostila, de apoio, Coffee break na manhã e tarde e Certificado de participação.
PARA INSCRIÇÃO:
Via Email: inscricao@facioeventos.com.br
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Informar CNPJ da empresa se o faturamento for para PJ; contato do responsável pelas inscrições, nome completo e contato dos participantes para envio do Link, e-mail ou whatsApp. Se o faturamento for para PF informar Nome Completo, CPF, Endereço e contato.
Retornamos confirmando o recebimento e para combinar os detalhes sobre o vencimento/pagamento e do local de realização
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Emissão do faturamento/Cobrança depois de confirmado a turma e realização do curso.
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A confirmação do treinamento ocorrerá em até três dias da data de realização, podendo em muitos casos ocorrer antes, assim que atingir o quórum mínimo.
Em caso de cancelamento por iniciativa da Facio Treinamentos, todo o valor pago será integralmente devolvido.
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Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos Cursos, a Facio Treinamentos se reserva no direito de prorrogar ou cancelar o evento, sendo informado aos inscritos.